segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Engine Test Run part. 2

Após de uma re-leitura completa no manual de instalação, minuciosa verificação nos circuitos de lubrificação, inclusive teste manual, agora com manômetro de pressão de óleo mecânico conectado diretamente no motor.
Constatei que bomba trabalha de forma normal, pressão de óleo subindo conforme vai girando a hélice, todo em conformidade a seção a manual - Rotax 912 Installation manual : 13.10, Purging of lubrication system.

Por eliminação, parti para o mais fácil,. voltei a manômetro de pressão de óleo original pois o sender não tem muito o que fazer, so trocando mesmo. 
No verso de manômetro tem 3 conextores, uma +, outra com letra G e outra na posisão central sem marcação nenhuma. Pelo manual são 3 conexões, +, - e sinal.

A parte elétrica não é meu forte, porem pelo raciocínio, + = Positivo, G =  Ground ou Negativo? e supõe-se que o “sem nada” = signal.

Errado... Após de relutar bastante com receio de queimar o instrumento, pensei, já que aparentemente não esta funcionando, pior não vai ficar. Inverti a G que era “ground” para cabo de siGnal e aquele sem nada para negativo.
Não é que funcionou !!
Desconectado todos os cabos de manômetros de teste, partida de motor novamente.
Motor funcionando, vibração e desincronizados. Escapamento dando sensação que esta furado.... como é de espera, parece que esta tudo errado !




Parti para próxima posso. Aquecer o motor ate os manômetros de temperatura descolar.
Desligar o motor, agora é a vez de estrear outro instrumento importante: Sincronizador de carburadores.
Este instrumento originalmente é utilizado em motores de motos. Existe no mercado sincronizadores especificamente para Rotax 912, porem única diferença é que a escala de leitura é diferente dos motos, conectores diferentes e preço bem mais caros.
Pronto, motor sincronizado aos 2000 rpm.
O correto seria sincronizar com rotação de cruzeiro, porem trabalhar sem óculo de proteção (não deveria, mas a empolgação de descobrir o problema de manômetro falou mais alto), sozinho no motor funcionando mesmo com avião devidamente calçado e ancorado, não é uma boa idéia.


Após de sincronizar, motor funciona nitidamente mais redonda, com pouca vibração, não chega a um 6 cilindro em linha de Mercedes de redondo, mas já dentro de normal para um Rotax 912..

Ahh, é o escapamento que parece estar furado? Após de alguns minutos de funcionamento inicial, as partes de juntas que foi lubrificado com graxa antigripagem resistente a alta temperatura, se “assentou” e começou a vedar. 

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