domingo, 27 de fevereiro de 2011

Firewall - Parte 1

Tambem foi montado parcialmente a parede de fogo, não deu para terminar.


Asa - Parte 3

Agora sim, comencei a montar a parte principal da asa: longarina principal e as nervuras.



Verificando as nervuras.

As longarinas posteriores, que foi montado anteriormente são acoplados a partes montado hoje, as estruturas de asa direito concluidas.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Portas - Parte 2

E tambem, as portas estão praticamente concluidas, faltando a parte de fechadura (com chave) e algumas peças que somente irei instalar apos de colocar as portas na fuselagem.

As portas de Savannha abre para cima, sustentado por uma mola gas em cada lado, ja vem no kit.


Fuselagem - Parte 2

Tamos indo !!
Agora que as coisas complica pois vem muitos detalhes.





Foto do asoalho, aqui pode ver a cabine com extensão (por isso modelo XL) que seria a ultima chapa na cor natural de alodine, junção com o frame de cabine pintada com primer.

Fuselagem - Parte 1

Após da conclusão da parte posterior da fuselagem, iniciamos a montagem da parte dianteira.
Inicialmente são clecadas, e com a ajuda do gabarito fornecido junto com o kit, certificamos e confirmamos o alinhamento das partes.






Portas - Parte 1

Estes dias também foi feito a montagem de porta.
Nesta etapa tem que ser montada também os “vidros” de policarbonato (Lexan), por tanto todo cuidado e pouco para não riscar esta parte.
Para garantir isso, foi feito um escareamento das partes que tem contato com Lexan, a pesar aparentemente desnecessário.

Da impressão que as portas levaram mais tempo para montar do que fuselagem posterior !!!
Porem o resultado foi bem satisfatória, as portas são portas de verdade mesmo, com ótimo acabamento.








A outra porta ainda vai ser desmontada, aplicada primer de proteção e montada.


Fuselagem posterior - Parte 3, detalhes da construção.

Fuselagem posterior concluída,

Alguns detalhes

Viga de reforço interno da estrutura,


Reforço do "frame" de cabine (inferior) e reforço / suporte de bagageiro.

Suporte de estabilizador e profundor.

Cabo de comando de leme.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Breve resumo dos trabalhos feito ate agora

Tendo em vista que na semana que vem possivelmente estarei ocupado em tarefas da minha empresa, por tanto darei um breve pausa na construção.

Vou aproveitar e fazer um breve resumo dos trabalhos feito ate agora.

O kit chegou para nos em inicio de janeiro, porem devido a problema de falta de espaço no local inicialmente pretendido, nestes períodos não foi feito nada alem de namorar as peças individuais, uma contagem superficial dos itens que chegou e uma rápida lida do manual quando tiver tempo.
Também neste período fui montando as bancadas e reunindo as ferramentas necessárias para o trabalho.

Em metade de janeiro o kit e local de trabalho foram trasladados a seu atual local, já definitiva e iniciamos a organização de local de trabalho e também o ajuste de banho para tratamento de superfície – Alodine

25 de janeiro: recebi e-mail de DAR SP – Experimental, comunicando a Abertura e Aprovação de Processo H.03, em que podemos iniciar os trabalhos de construção.

26 de janeiro: abrimos e posicionamos as peças maiores do kit. Inicio de trabalho.
Nos primeiros 10 dias foram gastos praticamente só em aplicação de Alodine. Enquanto aplicamos Alodine fomos organizando as pequenas partes.

Desde então, programei que toda terça e quarta feira, depois de encaminhar os trabalhos aqui da firma, a partir de meio dia aproximadamente, estarei dedicado ao trabalho no projeto Savannah no hangar.
Sendo assim, dependendo da condição climática, tenho aproximadamente 7 horas x 2 = 14 horas programadas por semana.
Quando os trabalhos de dia - dia permite, sempre dou uma espaçada e faço “Hora extra” no projeto.
Sábado costumo estar no hangar, porem esta mais para receber os amigos e colocar os papos em dia do que efetivamente dedicado na construção.


Maioria das construções pode ser feito por uma pessoa sem ajuda, como foi meu caso. Porem a partir da construção de fuselagem, é necessário trabalhar contando com ajude de meu sócio, pois são peças grandes, difícil de manusear.

Como anteriormente mencionado, o kit já vem pré-furado NA MEDIDA CERTA de fabrica, por tanto são gasto muito mais tempo aplicando primer especial a base de água, cor preta (fornecida no kit) nas partes que tem contato das peças ou nas linhas de rebitagem, e a secagem desta.
Mesmo assim, foi necessário escarear furos e bordo de chapas em algumas peças, e a “limpeza” de furações pré-furado de fabrica.
No manual consta que e aceitável um desvio de posição de furo de no maximo 1,5mm, que somente foi necessário na montagem de fuselagem posterior, em algum perfil de reforço que são peças compridas e com varias peças sobrepostas.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fuselagem posterior - Parte 2, quase terminando.

Mais um dia de trabalho (alias, 1/2 dia de trabalho) e temos mais andamentos.
Conseguimos montar mais uma parte da fuselagem posterior. Agora somente falta a parte superior e algumas partes internas

Com o termino de horario de verão acabamos ficando com 1 hora a menos de tempo para trabalhar. Vou tentar providenciar iluminação no hangar.



domingo, 20 de fevereiro de 2011

Preparação da longarina de asas

Inicie hoje a preparação da longarina de asas, que alem de preparos usuais, igual que algumas partes estruturais, recebera uma camara de fundo cromato, a base de expoxi / poliamida.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Os cabos de comando

Os cabos de comando são pre-cortada e montada na fabrica, instalado nas guias de cabo e este fazem parte da estrutura da caverna.


Fuselagem - Parte 1

Hoje iniciamos os trabalhos de fuselagem.

Antes de tudo e aplicar primer nas cavernas e reforços estruturais para garantir ainda mais a proteção desta parte. E depois disso como sempre, primer nas areas de contato entre metais.