quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Breve resumo dos trabalhos feito ate agora

Tendo em vista que na semana que vem possivelmente estarei ocupado em tarefas da minha empresa, por tanto darei um breve pausa na construção.

Vou aproveitar e fazer um breve resumo dos trabalhos feito ate agora.

O kit chegou para nos em inicio de janeiro, porem devido a problema de falta de espaço no local inicialmente pretendido, nestes períodos não foi feito nada alem de namorar as peças individuais, uma contagem superficial dos itens que chegou e uma rápida lida do manual quando tiver tempo.
Também neste período fui montando as bancadas e reunindo as ferramentas necessárias para o trabalho.

Em metade de janeiro o kit e local de trabalho foram trasladados a seu atual local, já definitiva e iniciamos a organização de local de trabalho e também o ajuste de banho para tratamento de superfície – Alodine

25 de janeiro: recebi e-mail de DAR SP – Experimental, comunicando a Abertura e Aprovação de Processo H.03, em que podemos iniciar os trabalhos de construção.

26 de janeiro: abrimos e posicionamos as peças maiores do kit. Inicio de trabalho.
Nos primeiros 10 dias foram gastos praticamente só em aplicação de Alodine. Enquanto aplicamos Alodine fomos organizando as pequenas partes.

Desde então, programei que toda terça e quarta feira, depois de encaminhar os trabalhos aqui da firma, a partir de meio dia aproximadamente, estarei dedicado ao trabalho no projeto Savannah no hangar.
Sendo assim, dependendo da condição climática, tenho aproximadamente 7 horas x 2 = 14 horas programadas por semana.
Quando os trabalhos de dia - dia permite, sempre dou uma espaçada e faço “Hora extra” no projeto.
Sábado costumo estar no hangar, porem esta mais para receber os amigos e colocar os papos em dia do que efetivamente dedicado na construção.


Maioria das construções pode ser feito por uma pessoa sem ajuda, como foi meu caso. Porem a partir da construção de fuselagem, é necessário trabalhar contando com ajude de meu sócio, pois são peças grandes, difícil de manusear.

Como anteriormente mencionado, o kit já vem pré-furado NA MEDIDA CERTA de fabrica, por tanto são gasto muito mais tempo aplicando primer especial a base de água, cor preta (fornecida no kit) nas partes que tem contato das peças ou nas linhas de rebitagem, e a secagem desta.
Mesmo assim, foi necessário escarear furos e bordo de chapas em algumas peças, e a “limpeza” de furações pré-furado de fabrica.
No manual consta que e aceitável um desvio de posição de furo de no maximo 1,5mm, que somente foi necessário na montagem de fuselagem posterior, em algum perfil de reforço que são peças compridas e com varias peças sobrepostas.

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