segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Preparação de superfícies.

Preparação de superfícies.

Como eu lido com produtos fabricados em aço, muitos dela liga 4130, 4140, ST 52..., por tanto ferrugens ou oxidação sempre foi uma das minhas preocupações. Mesmo que alumínio e relativamente resistentes.
Antes de iniciar a montagem de Savannah, fiz algumas pesquisas e reparei que no tratamento de superfícies de alumínio para aeronaves experimentais, simplesmente não existe um consenso geral:

1) Sem comentário - Muitos fabricantes simplesmente não falam nada sobre este tema....
2) Nada – Alguns montadores informam que não há necessidade de preparo de superfície antes de montagem
3) Aplicar primer apenas nos superficies de contato entre as peças – No caso de Savannah
4) Alodine – Ainda e o padrão da industria aeroespacial, mas da um trabalho...
5) Alodine + Primer – Exelente proteção, mas aumenta o peso total.
6) Wash primer – Alguns falam de somente wash primer, mas este tem problema de tendência de descascar com o tempo...., sem contar que aumenta peso total.
7) Wash primer + Primer – Boa proteção, não tanto quanto Alodine + Primer, e ainda aumenta peso total.

No meu caso, decidi aplicar alodine em todas as peças, e primer em locais de contato entre peças, conforme a recomendação de fabricante.
E nas superfícies externas / internas sujeito a tempo, abrasão ou desgastes por contatos e usos, Alodine + Primer Epóxi.

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